Importação da base Adventure Works 2019 para o SQL Server
- Rodrigo Saito
- 17 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Tudo bem?
O SQL Server é um dos bancos relacionais mais utilizados no mundo.
E como várias pessoas procuram aprender essa ferramenta, a Microsoft disponibiliza algumas bases de dados para testes de aprendizado.
O Banco de dados Adventure Works já é uma base bem antiga da Microsoft, a qual é modificada com alguns lançamentos de versões do SQL Server.
Necessariamente voce não precisa fazer a restauração da base de dados equivalente a versão do SQL Server, mas é recomendável para que voce possa estudar os recursos que a Microsoft implanta em suas novas versões.
Para fazer a importação, é requisito que voce já tenha o SQL Server em Windows ou em Linux já instalado e mais a ferramenta SSMS ou Azure Data Studio. Para essa demostração iremos utilizar o SSMS.
Baixe o arquivo de backup do Adventure Works em https://docs.microsoft.com/en-us/sql/samples/adventureworks-install-configure?view=sql-server-ver16&tabs=ssms
Escolha o arquivo AdventureWorks2019.bak e faça download.

No windows, provavelmente estará na pasta download. Mova para uma pasta mais simples, como por exemplo, [c:\temp]
Abra a ferramenta SSMS, fazendo a autenticação de acordo com a sua escolha. (Nesse caso, estamos usando autenticação integrada do Windows.

No Object Explorer, clique com o botão direto em cima de Database, e clique em [Restore Database...]

Escolha o arquivo em [Device], clique no botão [...] e escolha o arquivo baixado da base de dados AdventureWodks2019.bak. Clique em [Add] para adicionar o arquivo nas mídias de restauração. Clique em [OK]

Será apresentada a tela abaixo com o arquivo selecionado. Clique em [OK] novamente.

A restauração foi feita com sucesso!

Veja que no Object Exploere é possível ver a base de dados Adventure Works Restaurada.

Esperamos que tenham conseguido e aproveitado.
Até mais!